Banco Central cancela sistema de pagamento pelo Whatsapp

Lançado no último dia 16, o sistema de pagamento e envio de dinheiro via Whatsapp/Facebook Play aqui no Brasil, acaba de ser cancelado pelo Banco Central.

Em nota divulgado nesta terça-feira (23), o BC informa que para essa funcionalidade, é necessária uma autorização prévia. “A medida permitirá ao BC avaliar eventuais riscos para o funcionamento adequado do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) e verificar a observância dos princípios e das regras previstas na Lei nº 12.865, de 2013. O eventual início ou continuidade das operações sem a prévia análise do Regulador poderia gerar danos irreparáveis ao SPB notadamente no que se refere à competição, eficiência e privacidade de dados“.

O cancelamento no entanto, de acordo com o órgão regulador, é para a preservação da competitividade entre as operadoras e “assegurar o funcionamento de um sistema de pagamento interoperável, rápido, seguro, transparente, aberto e barato“. Por isso, foi determinado à Visa e Mastercard, a imediata suspensão das operações junto ao aplicativo. Não há informação sobre prazo para a regulamentação.

Segundo a nota, caso o Whatsapp descumpra a determinação, além de pagar multa, estará sujeita a processos administrativos. Até o momento, o aplicativo não se manifestou.

*Créditos das Imagens

Foto Topo: Internet

Imagem Centro: Divulgação

Deixe Seu Comentário (digite abaixo)

%d blogueiros gostam disto: