Como seus dados são coletados por apps: De forma lúdica, Apple explica

Todos nós que vivemos conectados, sabemos que toda vez que fazemos nossas navegações pela rede, os nosso dados pessoais são coletados por determinados aplicativos, sites e rede sociais, aos quais damos permissão. O que talvez você não sabe (ou melhor, só os tolos não sabem) é que, mesmo sem a nossa aprovação, essas informações podem estar sendo capturadas através de mecanismos espiões.

Para proteger seus usuários da indústria da venda desses dados, a Apple está implantando sua nova política de privacidade. E para isso, resolveu bater de frente com gigantes da tecnologia que atualmente são beneficiadas com essas ferramentas.

Em uma narrativa lúdica e divertida, a cria de Stives Jobs decidiu explicar como funciona essa coleta de dados por parte dessas empresas. O portal Olhar Digital fez um compilado desse material (disponível em PDF), o qual reproduzimos, a seguir, os tópicos principais.

.

Confira aí

.

Denominada “A Day in the Life of Your Data” (Um Dia na Vida de Seus Dados) na tradução em português, ‘a historinha narra um dia na vida de John e sua filha Emma (nomes fictícios, mas fatos reais) de 7 anos. Eles vão ao parque, tiram selfies, tomam sorvete e na volta do passeio, já em casa, assistem um filme infantil, em uma ‘Smart TV‘.

O problema é que esse mero passeio fez com que diversos dados de John e sua filha, fossem coletados. Ao acessar aplicativos para ver a previsão do tempo, ler as principais notícias no começo do dia e encontrar uma rota interessante, John “permitiu”, mesmo sem seu consetimento, que os apps coletassem dados de sua localização“, relata o portal.

Enquanto estavam no parque, Emma, que estava jogando em seu tablet, recebeu um anúncio de uma scooter. – Não, não foi um erro de algoritmo. Na verdade, a propaganda foi exibida para atingir John, com base em todos os dados já coletados como renda, cidade, e o fato de ele possuir uma criança pequena. Todas essas informações criam um perfil do usuário, possibilitando a exibição de anúncios que se encaixem no estilo de vida do indivíduo‘.

Com base no que mostra a postagem, ‘a selfie tirada, permitiu que o app acessasse todas as fotos no dispositivo, bem como os metadados anexados. Mais informações de localização e até o valor gasto na compra do sorvete e pago com o cartão de crédito de John, também foram coletados. Isso sem contar com as preferências recolhidas com base na seleção do filme escolhido na Smart TV’.

*Créditos das Imagens

**Foto Topo: Free-Photos/Pixabay

***Demais Imagens: Divulgação Apple

**** Reprodução e Montagens: JC Santana

One thought on “Como seus dados são coletados por apps: De forma lúdica, Apple explica

Deixe Seu Comentário (digite abaixo)

%d blogueiros gostam disto: