Contra o coronavírus, acessos à Cruz das Almas são monitorados

Visando prevenir sua população contra a pandemia do coronavírus, a prefeitura da Cruz das Almas, no Recôncavo Baiano (cerca de 140 Km de Salvador), está adotando uma estratégia de monitoramento das vias de acesso à cidade.

Com base no Artigo 18º do Decreto Municipal 288/2020, desde a noite do último domingo (31/3), foi montada uma ‘barreira sanitária’ composta por agentes de saúde e do trânsito, para identificar pessoas que tentam entrar na cidade. O trabalho está sendo executado numa parceria entre a Secretaria de Saúde e Superitendência de Trânsito do município.

A ação descrita em nota oficial postada nas redes sociais da prefeitura, destaca o plano. “Sabemos que a melhor medida de prevenção para enfrentamento da pandemia por coronavírus é o isolamento domiciliar, porém outra estratégia adotada para tentar conter a espalhabilidade do vírus, é o bloqueio das entradas à cidade“.

Outra decisão, foi o fechamento de parte do comércio. Com permissão apenas para funcionamento dos estabelecimentos de serviços e produtos essenciais.

 

Casos do Covid 19 na cidade

 


Segundo o boletim informativo da Secretaria de Saúde, até o momento Cruz das Almas não apresenta nenhum caso confirmado do coronavírus. Apenas dois suspeitos.

Com uma população estimada em 75 mil habitantes, a cidade que fica à margem da BR 101, é acesso fácil para quem trafega pela região. E isso é o que causa uma preocupação ainda maior aos gestores e moradores. “A importância desse trabalho se dá pelo fato de que estamos monitorando a entrada, colhendo informações de destinos de origem, identificando as pessoas vindas de cidades onde a transmissão do Covid-19 está sustentada, aferindo a temperatura, fazendo registro de endereço e contato telefônico para monitoramento pela vigilância em saúde“, afirma a nota.

Além da própria conscientização em seguir as recomendações dos especialistas para se manterem em casa e tomar os cuidados de higiene necessários, os moradores estão alertas. E alguns deles até participam como uma espécie de fiscais, “é importante o apoio da população, que vem alimentando nossa central de denúncias sobre furos do Bloqueio, no telefone: 75. 99966-7158“, finaliza a postagem.

 

Flagrante

 

(Em tempo…). Horas após a postagem dessa matéria, apesar da fiscalização implantada, moradores flagraram na manhã desta segunda-feira (1/1), um vendedor ambulante, segundo consta, oriundo da cidade de Feira de Santana (onde há notícias de contaminação do Covid 19), vendendo seus produtos em frente a uma loja em Cruz das Almas.

Um vídeo publicado pelo Portal Forte na Notícia, mostra agentes da vigilância sanitária abordando o suposto vendedor para a investigação cabível.

Confira o vídeo…

 

**Crédito das Fotos: Redes Sociais da Prefeitura

Deixe Seu Comentário (digite abaixo)

%d blogueiros gostam disto: