O Coronavírus e outros vírus que ‘pulam’ de animais selvagens ou domésticos, para nós humanos

Sobre o Coronavírus (atual) e outros vírus que nos últimos anos vêm causando essa tragédia mundial em nós humanos, achei interessante uma matéria que li hoje na internet (e recomendo à você).

Trata-se de um artigo de Diogo Sponchiato, no portal MSN, no qual ele faz uma comparação do Coronavírus, ao que retrata o ‘novo capítulo do livro Spillover – Animal Infections and the Next Human Pandemic, do escritor americano especialista em ciência e natureza David Quammen‘, publicado em 2012.

Segundo ele (à quem eu permissão para reproduzi-lo aqui), a obra “infelizmente ainda sem tradução no Brasil, o autor retrata como vírus e bactérias que infectam animais selvagens ou domésticos conseguem “pular” para a espécie humana, causando doenças e mortes”. – No caso específico do Coronavírus, ainda não confirmado pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

A matéria revela que o autor do livro viajou o mundo entrevistando dezenas de cientistas, sobre zoonozes que viraram doenças humanas. E cita exemplos como: “o vírus Hendra, que saltou de cavalos para homens na Austrália em meados dos anos 1990, mas tem sua origem em morcegos e a gripe, que vem de aves podendo fazer um estágio em outras espécies como porcos.

Em determinado momento de sua postagem, Diogo pede permissão ao escritor para reproduzir trecho do livro, no qual ele faz as relações dos vírus com as respectivas espécies de animais. Confira aí

De onde esses vírus pulam? Eles pulam de animais em que há muito tempo permaneceram, encontraram segurança e ocasionalmente ficaram presos. (…) O Hantavírus [que pode causar febre hemorrágica] pula de roedores. Lassa [vírus que também provoca febre hemorrágica] também pula de roedores. O vírus da febre amarela salta de macacos. A catapora parece pular de esquilos. Herpes B pula de primatas. Os influenza [causadores da gripe] pulam de pássaros selvagens para aves domésticas e depois para pessoas, às vezes após uma transformação em porcos. O sarampo pode ter saltado para dentro de nós a partir de ovelhas e cabras domesticadas. O HIV-1 entrou em nosso caminho a partir de chimpanzés. Assim, há uma certa diversidade de origens. Mas uma grande fração de todos os novos vírus assustadores (…) vêm pulando para nós de morcegos“.

Entre outros vírus listados por David, o articulista chamou a atenção para um parente próximo do Coronavírus. Denominado Sars. “A Sars, sigla para Síndrome Respiratória Aguda Grave, que assolou a China no início dos anos 2000 mas foi contida, é provocada por um coronavírus, o SARS-CoV-1. E é um “parente” dele que causa a Covid-19, batizado de SARS-CoV-2”.

A matéria é mais extensa, mas você pode conferi-la na íntegra, clicando aqui.

*Credito da Imagem Destaque: Internet

** Crédito Imagem 2: Reprodução Portal MSN

Deixe Seu Comentário (digite abaixo)

%d blogueiros gostam disto: