Se fosse loira e de olho azul, você não estava enchendo o saco dela”?

Por: Basilia Rodrigues

Se fosse loira e de olho azul, você não estava enchendo o saco dela*, é o título de um artigo que publiquei neste fds na @folhadespaulo. A frase teria sido dita para rebater uma situação, que está sendo apurada pela CNN Brasil.

A partir disso, fiz uma reflexão:

A imagem de uma mulher negra que analisa política é inusitada, tanto quanto rara, ainda mais quando coroada por seu black power. Por 12 anos, cobri política pelo rádio mas, em uma daquelas mudanças que dividem a vida entre o antes e o depois, decidi fazer televisão. Tudo isso, ainda sem saber que faltavam poucos dias para o início do pior momento das nossas vidas: uma pandemia.

Do contato diário pela voz com a notícia, agora sou um rosto, um cabelo, um corpo e, principalmente, uma cor. Enegreci a TV e a editoria é de política e não aquela em que negra é a cor padrão da tragédia brasileira.

Agora, prazer, na condição de expectador da notícia, lhe pergunto, você é racista? Muito provavelmente, após uma rápida reflexão, responderá que não. Obrigada. Não somente eu, mas a sociedade de mais de 200 milhões de pessoas negras e brancas agradece.

O racismo de que trata este texto, foi cometido contra Rodrigues, dentro da CNN Brasil, emissora onde ela trabalha e está relatado no site Alma Preta.

Há 132 anos, fechamos um capítulo da história em que negros eram vistos como objetos e tudo o que os define era feio e inadequado em todos os horários da programação. Porém, esta pergunta não estará no cadastro da vaga de emprego que pleiteia, ou na seleção de vestibular, nem na agremiação do seu clube predileto. Ainda mais porque se houvesse um critério tão fácil de seleção sobre quem é racista e quem não é, provavelmente, optaríamos por não nos relacionar com um racista.

*Fonte: Folha de São Paulo… Para conferir o texto completo, clique aqui.

**Basilia Rodrigues… é Jornalista, analista de política na CNN Brasil. Premiada com o Troféu Mulher Imprensa, 2018 e 2020, na categoria repórter de rádio.

Deixe Seu Comentário (digite abaixo)

%d blogueiros gostam disto: